Encontro dos amantes do Chorinho, género nascido do Rio e sublimado por Pixinguinha...

Este estilo de música popular brasileira é praticado também em Lisboa!

sábado, 4 de fevereiro de 2006

quem, como, onde, porquê????

Este blog foi criado pelo colectivo Cefalópode - Produções c/ pés & cabeça
www.cefalopode.com , que gere a intensa programação cultural que está sempre a acontecer no Sítio do Cefalópode.

O Sítio do Cefalópode, em Lisboa, é o local onde se reúne a Roda de Choro, normalmente às terças (desde que haja quorum!)... O Sítio do Cefalópode tem a seguinte morada: Largo do Contador-Mor 4B, 1100 Lisboa (ao Castelo). Apareçam, amantes e curiosos do Choro, para ouver, ou mesmo para participar, se tocam algum instrumento. O instrumentário do Choro costuma incluir violão de 7 cordas, violões de 6 cordas, cavaquinho, o pandeiro e como solistas, o clarinete, o bandolim, a flauta transversal. Este é o modelo clássico. Estes, aliás, são os instrumentos que costumam aparecer na nossa Roda, embora já tenha aparecido também uma voz esporadicamente... Depois tem outros instrumentos q podem aparecer, como o contrabaixo, o saxofone, o trompete, trombone, o violão tenor, o acordeão, o violino...

Portanto, a Roda é de participação livre, é um círculo aberto, para quem toque algum destes instrumentos...

Todos os participantes da Roda podem escrever para este Blob (artigos, opiniões, fotos, recomendar discos, recomendar concertos, etc.). Cada participate receberá o respectivo log in e password de acesso à edição do Blog. Além do mais é uma forma de divulgar e valorizar a Roda de Choro:
Aumentando o interesse da actividade, divulgando e informando sobre as actividades da Roda e afins, sobre o Choro, etc.
Permite também estarmos ligados ao mundo, linkar páginas sobre Choro estrangeiras, receber feedback de músicos e melómanos noutras paragens da blogosfera...
Permite divulgar concertos e projectos dos músicos da Roda... E, o que é desejável, projectos saídos do movimento da Roda...
Inclusivamente, servirá para que os leitores sejam informados dos dias em que haverá ou não haverá Roda...
E sobretudo permitirá a fácil comunicação e troca de experiência entre os participantes da Roda e outras pessoas interessadas...

Apareçam e participem!

6 comentários:

Nuno Reis disse...

Aí Nuno!!
Parabéns por te teres lembrado de criar este espaço para os interessados em choro da nossa comunidade.
Antes demais 1a pequena correcção:
A formação clássica de uma roda de choro é a seguinte:
1 violão de 7 cordas, 1 ou 2 de & cordas, 1 cavaquinho, o pandeiro e como solistas, o clarinete, o bandolim, a flauta transversal.
Esse é o modelo clássico!
depois tem outros instrumentos q podem aparecer, como o contrabaixo, o saxofone, o trompete, trombone, o violão tenor, o acordeão, o violino..
Mudando de assunto,
A roda tá a meio gás, pois alguns elementos não estão em Lisboa, mas penso q tudo voltará á normalidade apartir de terça 14.. Fogo Na Bomaba!!!

Nuno Reis disse...

Allo Amigo Gamboa, muito obrigado, já corrigi o texto! A minha ideia era apenas dar uma abordagem geral sobre a Roda, numa linguagem compreensível a quem aparecesse de fora e nem soubesse o que é Choro. Mas realmente bem que poderia ter feito uma pequena pesquisa antes, bastava-me ver uns apontamentos... tens razão! É melhor ser rigoroso. Bem, de qualquer forma já está corrigido, fiz copy-paste do teu texto... he, he! :)
Afinal houve uma pequena Roda na última terça, com pessoal novo que diz que vai aparecer na próxima! :)
E recebi um e-mail de um músico brasileiro acabado de chegar a pedir informações e a dizer que quer participar. :)
A minha ideia é que a Roda em si seja um sucesso a nível de participação de músicos, seja realmente uma roda aberta, um ponto de encontro de amantes do Chorinho. E que o facto de nascerem grupos de Choro do seio da Roda seja também um objectivo e uma prova da vitalidade desta. :)

Nuno Reis disse...

1)
alguém me sabe dizer como é que podemos usar logins diferentes no blog, para que não apareça sempre "cefalopode said" idependentemente da pessoa? Preciso de um cromo dos blogs, um blogger diplomado que me-nos dê umas dicas!!!!
2)
Please, Gamboa e restante malta, participem neste blog, não só nos "coments" mas colocando "posts"...

Abração

Marcelo Fortuna disse...

Bela iniciativa!
Talvez estas "Rodas de Choro" se torne (num futuro próximo) em um "Clube de Choro" em Lisboa.
Gente boa não falta, a começar pelo grande Nuno, entusiasta do Choro além de grande Violonista.

Anónimo disse...

E ae Nuno, Parabens pelo log , muito legal reuni essa galera !
Você poderia publicar alguma coisa sobre o filme brasileirinho, não sei se você viu mas é muito legal, e nesse fim de semana no auditorio ibirapuera vai ter ao filme mas a roda de choro, Cara eu vi o video deles no site do auditorio , e achei muito bom , vo deixar o link pra você da uma olhada, e ve isso da i do show que vai ser legal , agora no dia 7,8 e9 de dezembro
Valeu ,Parabens novamente e abraços

http://www.youtube.com/watch?v=dU7lsnv0q6E

Unknown disse...

Isso aí Fabrits!

Já que você comentou sobre o show aqui do Auditório Ibirapuera, aproveito para engatar mais um comentário sobre este final de semana.
Estamos com um novo atendimento RESERVAS sem TAXAS.
entre em contato no e mail
reservas@iai.org.br para obter maiores informações.

E você que quer vir com seus amigos, eu atendo como grupos a partir de 20 pessoas. E o melhor disso, é que tenho condições especiais para este atendimento.
Entre em contato no e mail
grupos@iai.org.br

O valor do ingresso é de R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia.

SUPER ACESSÍVEL.

Marina Rossi